Imagem capa - Fotografia De Estúdio x Fotografia Ao Ar Livre por Lucio Maeda
Ensaio

Fotografia De Estúdio x Fotografia Ao Ar Livre

Fotografia de estúdio x fotografia ao ar livre


Existem diversos tipos de fotografia, a fotografia de estúdio e a fotografia ao ar livre se destacam por serem os modelos mais utilizados nesse ramo. Ambos os estilos trazem resultados incríveis, mas qual modelo é o melhor? Qual tipo escolher?


Depende muito do que você deseja. Fotografia newborn, por exemplo, é feita em estúdio, assim como fotografia de catálogos, modelos… Depende muito do cenário que você deseja e do tipo de ensaio que irá fazer, além da preferência do fotógrafo.

ensaio debutante no Japão, fotografo no japao, fotografo brasileiro no japao, ensaio momiji, ensaio em aichi

Na verdade, há benefícios nos dois tipos de fotografia, assim como partes negativas também, ou seja, é importante estudar qual será o melhor ambiente para a sua foto e conversar com o seu fotógrafo sobre isso. Veja abaixo essas diferenças.


Características da fotografia de estúdio


1-  Não importa como está o tempo lá fora


O bom da fotografia de estúdio é que ela irá acontecer no dia e hora marcada, independente de como está o tempo lá fora, se estiver frio, ventando ou chovendo, o seu ensaio vai rolar de qualquer jeito e você ficará protegido e sem vento na cara.

fotografo brasileiro no japao, fotografo no japao, ensaio fotografico no japao, ensaio de noiva no japao, ensaio familiar no japao

2- Você controla o cenário


Quer um fundo escuro? Um fundo claro? Com uma paisagem atrás? Com determinados objetos de enfeites? Você controla totalmente o cenário e o fundo das suas fotos, algo que seria mais difícil em ambientes externos. 

ensaio fotografico no Japão, ensaio familiar no japao, fotografo no japao, fotografo brasileiro no japao, ensaio em Gifu

3- Qualidade superior da foto


Em um estúdio, você consegue controlar a quantidade de luz, porque ela não fica mudando que nem em ensaios externos; você também pode controlar a sombra, ou seja, você controla tudo e consegue obter os resultados que deseja. 

ensaio familiar no japao, ensaio fotografico no japao, fotografo no japao, fotografo brasileiro no japao, ensaio em Osaka

4- É muito limitado


Infelizmente, você só tem aquele espaço pequeno e quadrado, não consegue explorar muito e não tem muitas opções. Geralmente, você fica com o mesmo cenário, pois só explora o que tem ali e os movimentos não mudam muito; você pode ter fotos muito iguais.

ensaio familiar no japao, ensaio fotografico no japao, fotografo no japao, fotografo brasileiro no japao, ensaio em shiga

Características da fotografia ao ar livre


1- Você tem uma grande variedade de fotos


Ao ar livre, você tem muito o que explorar! Pode tirar fotos em parques, na rua, perto de rios e lagos, andando de bicicleta, fazendo um piquenique, você deixa a sua imaginação rolar e tudo o que está em volta pode servir para fazer uma foto sensacional.

ensaio familiar no japao, ensaio em Nagahama, fotografo no japao, fotografo brasileiro no japao, fotografo em shiga

2- Você tem liberdade de movimento


Você pode deitar no chão, sentar em qualquer lugar, pode tirar foto pulando, correndo, comendo, girando. Se for tirar foto com alguém pode fazer foto perto um do outro, longe, há muito mais liberdade em seus movimentos!

ensaio em Nagahama, fotografo no japao, fotografo brasileiro no japao, ensaio familiar no japao, ensaio em Nagahama

3- Você tira fotos onde quiser


Já pensou tirar fotos na montanha? Na praia? Na neve? E sentar nas folhas em plena primavera? E que tal ir para outra cidade e até mesmo país? Você escolhe onde você vai querer ter esse momento mágico!

fotografo no japao, fotografo brasileiro no japao, fotografo em Kyoto, fotografo em Osaka , fotografo em mie

4- Você se diverte


Além de tirar fotos, você passeia ao mesmo tempo, vê os pontos bonitos do lugar, aprecia a paisagem, as crianças brincam, saem correndo, vão ao parque, as pessoas sobem em árvore, deitam na grama e fazem tudo o que for possível para uma foto perfeita! 

ensaio familiar no japao, ensaio fotografico no japao, Kyoto photographer, Osaka photographer, fotografo no japao

5- Aproveita até as coisas ruins 


E se estiver ventando ou chovendo? Por que não tirar uma foto na chuva? Um foto com os cabelos ao vento? Esse tipo de foto é muito poderosa porque você tem pleno contato com a natureza. É uma experiência única e você se diverte sozinho ou com a sua família, de qualquer jeito.


Apesar de eu ter um estúdio móvel, eu amo fotografia ao ar livre e essa é minha prioridade. Não é apenas por tudo citado acima, mas também por aproveitar o momento, explorá-lo da melhor forma possível. Você se diverte mais, aproveita mais, ri mais e isso faz a diferença.

osaka photographer, kyoto photographer, ensaio fotografico no Japão, fotografo no Japão, ensaio familiar no Japão

Portanto, se você deseja um ensaio maravilhoso, do jeito que você desejar e que irá te oferecer fotos excelentes, que você levará para sempre, não importando o cenário, entre em contato comigo e adquira fotos de qualidade com muito mais qualidade de vida!