28/01/2020 às 05:05 Familia

A Importância Do Retrato Em Família

546
3min de leitura

A importância do retrato em família

Um retrato de família não é só um retrato de família. Voltei do Brasil tem algumas semanas e fui, além de passear, visitar minha família que eu não via há algum tempo, especialmente o meu pai, que eu não via há exatos 14 anos! 

Meu pai tem 74 anos e a gente sempre se deu bem, exceto quando ele fez algumas coisas erradas e eu deixei de falar com ele. Fazia 14 anos que eu não o via e nessa viagem que eu fiz ao Brasil, a gente se reencontrou.

Ele já teve alguns problemas de saúde, assim como a minha mãe, que tem 72 anos e vários problemas também. A relação com a minha mãe sempre foi um pouco complicada, se eu passar dois dias inteiros com ela, a gente acaba brigando. Mas sei que toda família tem isso.

Tenho duas irmãs. Com uma delas tive problemas relacionados ao trabalho, já que trabalhávamos juntos. Com a outra eu não tinha uma relação boa, tivemos alguns problemas  entre a gente e nos falamos muito pouco atualmente.

Onde a fotografia se encaixa nessa história?

Meu pai sempre teve câmeras legais, tirava fotos nossas, mas, parei para pensar e não tínhamos nenhuma foto sequer de nós 5! Tínhamos uma foto ou outra mas nenhuma com todos. Minha vó faleceu e eu não tenho nenhuma foto com ela! Me arrependi...

E isso me fez refletir bastante. Nenhuma família é perfeita e, por isso, quando fui ao Brasil, decidi reencontrá-los. Foram momentos mágicos, ver as pessoas que cresceram com você e sentir aquele amor, mesmo que for um amor mais recluso. 

Eu pensei assim: para que ter rancor? Já se foram 15 anos! Vou deixar para depois? Minha família não é eterna, meus pais não são eternos, vou esperar alguém falecer para me arrepender, igual com a minha vó? Não! Então, finalmente, tiramos a foto de nós 5 juntos!

E qual a lição que você pode tirar disso?

Ninguém dura para sempre, todos vão embora alguma hora. Então, por que você não faz um ensaio de fotos em família? Vai esperar até quando? O tempo não espera ninguém! Essa viagem foi perfeita, porque além de rever todos, a foto em família saiu.

A gente sempre fala para perdoar, para praticar o amor, mas você faz isso mesmo? Está guardando rancor e esperando se arrepender quando for tarde demais? A fotografia une as pessoas, além de ser uma lembrança que perdura por várias gerações, para netos e bisnetos.

Eu só tenho que agradecer aos meus pais por eles terem me dado à vida. Eles não são e não foram perfeitos, mas fizeram de tudo o que podiam por meio do conhecimento que eles tinham na época, eu sou o que sou hoje por causa deles. 

Então, faça valer a pena. Perdoe, agradeça, leve recordações boas para a sua vida e não invente mais desculpas. O tempo voa. Então, contrate um fotógrafo para fazer um ensaio em família. Eu demorei 40 anos para ter a minha, mas você pode ter agora, afinal, um retrato de família não é só um retrato de família!

28 Jan 2020

A Importância Do Retrato Em Família

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

ensaio familiar no Japão ensaio fotografico no japao fotografo no japao kyoto photographer lifestyle nagoya photographer osaka photographer

Quem viu também curtiu

08 de Jan de 2020

Diferenças De Fotos No Celular E Na Câmera Profissional

22 de Out de 2018

Por que fazer ensaio fotográfico de gestante?

30 de Dez de 2018

Ensaio de debutante: mais que uma sessão de fotos; uma descoberta