16/12/2018 às 07:40

Fotografia lifestyle: o que é e por que escolher

1149
4min de leitura

Alguma vez você fez uma sessão de fotos e depois, ao observar o álbum, não se reconheceu de fato nas imagens? Notou poses que não te representavam, um meio-sorriso, uma introspecção, ou já disse aquela velha frase: “Pena que a foto não consegue captar e transmitir o sentimento daquele dia”?Se algo parecido já aconteceu ou se você nunca se animou em contratar um fotógrafo justamente para evitar essas situações, então você precisa conhecer um novo conceito: a fotografia lifestyle.

O que é fotografia lifestyle?

Antes de falar dela, é preciso comentar que a situação um pouco frustrante que eu narrei acima costuma acontecer por duas razões:

1 - Faltou uma boa direção profissional.

2 - A pessoa fotografada não estava se sentindo à vontade o bastante.

A fotografia lifestyle veio para reduzir, quase que por completo, esses dois problemas que impactam fortemente no resultado de um bom trabalho. Indo às definições... Lifestyle se explica em sua própria tradução: estilo de vida. No contexto fotográfico,estamos falando de um registro do dia a dia que busca mais naturalidade e menos artifícios, como poses e mega produções. O cenário costuma ser a casa das pessoas ou algum lugar que tenha um significado especial. A proposta é que o melhor da fase de vida de cada família esteja acontecendo, enquanto as lentes registram de forma discreta, e com pouca intervenção, as atividades que têm tudo a ver com essas pessoas.

Mas, Lúcio, por que devo escolher a fotografia lifestyle?

Há muitas razões para escolhê-la. Cito abaixo algumas delas. Uma em especial, eu acredito que revele o segredo de tantas coisas que trazemos na memória e não sabemos explicar. Te falo sobre ela mais no final, ok?

Sua história contada em imagens

Mais do que eternizar um momento específico, ela eterniza um jeito de ser. É um estilo que conta sua história, retratando uma fase interessante pela qual se está passando. Pode ser como a casa se transformou com a chegada de um recém-nascido; as descobertas do bebê; acontecimentos corriqueiros, como brincadeiras entre pais e filhos; o amor compartilhado na nova casa de um casal; enfim, situações que dizem muito sobre as pessoas e que se tornam vagas e queridas lembranças com o passar do tempo, devido ao hábito de fotografar apenas eventos específicos e não do dia a dia. Quem nunca se recordou com carinho de um período da vida, mas não consegue lembrar-se de detalhes? Quem, diante disso, nunca desejou voltar no tempo e, mais do que reviver, poder assistir àquelas cenas novamente e se perceber? olhar com os olhos de hoje seus comportamentos e características naquela determinada época? Em outras palavras, eu diria que este tipo de ensaio de família é um passaporte para um passado feliz quando as fotos de hoje forem vistas daqui a uns anos.

Fique mais à vontade

É uma ótima alternativa para quem não se sente confortável em ficar posando o tempo todo. Além disso, estar em um ambiente com que se tenha familiaridade dá mais fluidez e aconchego ao registro.

Não há um estranho no ninho

Na fotografia lifestyle, o profissional tenta ser o mais neutro que puder; quase nvisível, o que deixa as pessoas mais à vontade. Ele até pode direcionar algumas coisas em prol de um melhor resultado, quando necessário, mas o mandatório é interferir o mínimo possível e prezar pela naturalidade. Mesmo assim, eu acho importante criar formas de quebrar o gelo e conhecer melhor meus clientes, como seus gostos, hobbies e outras singularidades. O conhecimento reconfigura o status de estranho. Gera proximidade, cumplicidade no trabalho e desperta no fotógrafo algo que faz toda diferença e que falaremos a seguir: sensibilidade.Por fim, a razão especial a qual comentei:

A magia de se reconhecer nas peculiaridades

Existem expressões e trejeitos específicos que compõem o jeitinho de ser de cada pessoa. Coisas que não se descrevem e que somente um olhar atento conseguei dentificar. Este é o olhar do fotógrafo dentro do lifestyle. Ele acontece quando existe a sensibilidade do profissional em observar os detalhes importantes e que traduzem o momento. Uma careta, o jeito de contrair os lábios ou de arquear as sobrancelhas, o amor estampado no jeito de olhar...São detalhes que nem mesmo as pessoas se dão conta ou esperam que sejam capturados,mas que as fazem se reconhecer inteiramente.

Concluindo...

A fotografia lifestyle busca registrar em detalhes o melhor do tempo presente e evitar que registros simples, porém ricos e que dizem tanto de uma vida, se percam na memória.

E você, tem alguma lembrança de um período da sua vida que gostaria de ter eternizado em fotografia? Ou algum que você ainda queira registrar pra sempre? Comente aqui!

N. Lenarf

16 Dez 2018

Fotografia lifestyle: o que é e por que escolher

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

castelo de ogaki ensaio de familia ensaio no japao estilo de vida familia fotografo brasileiro no japao fotografo no japao gifu lifestyle ogaki retrato de famiia

Quem viu também curtiu

08 de Jan de 2020

Diferenças De Fotos No Celular E Na Câmera Profissional

22 de Out de 2018

Por que fazer ensaio fotográfico de gestante?

30 de Dez de 2018

Ensaio de debutante: mais que uma sessão de fotos; uma descoberta